Muitas famílias questionam o tempo que levará a alfabetização da criança. Outras se preocupam se realmente irá aprender ou se vale a pena investir tempo e dinheiro no aprendizado da Língua Portuguesa. Já ouvi pessoas dizendo que seria melhor a criança aprender a língua inglesa, pois poderia usar profissionalmente no futuro e, nesse caso, o português não seria tão importante.
Primeiramente, gostaria de expressar o meu eterno entendimento em relação a essas questões, pois um dia deixamos nosso país de origem em busca de oportunidades melhores e a educação dos filhos também entra nessa conta. Queremos sempre o melhor para eles. Não é verdade? Respondendo à pergunta do título desse artigo: Sim, ela aprenderá como as outras crianças, porém, não no mesmo tempo.
A criança que estuda na escola brasileira se aprofunda nos conteúdos diariamente, tendo uma professora para sanar suas dúvidas e ensiná-la no tempo em que estiver em sala de aula, sem contar a interação com outras crianças que estão mais ou menos no mesmo nível que ela. Esse contato também é imprescindível.
Foque no objetivo!
Uma dica muito legal é fazer uma programação para ensinar a criança. No nosso material de apoio temos um planner trimestral para marcar os dias e horários das aulas, assim poderá organizar melhor o tempo. O aprendizado será mais efetivo quando os pais focarem naquilo que é mais importante: ensinar. E isso deve ser feito com tempo, paciência, consciência e o mais importante, amor.