Acreditamos no trabalho dos profissionais da educação. Eles estudaram e se capacitaram para transmitir seus conhecimentos com muita dedicação. Além disso, são verdadeiros heróis! Lembro-me com muito carinho da minha primeira professora. Era uma mulher doce, jovem e com uma impressionante carga de amor. Eu podia sentir através do olhar dela. Seu nome era Ana Maria.
Porém, também acredito na educação domiciliar. O ambiente confortável dentro de casa, a dedicação dos familiares e a oportunidade de ensinar as crianças são verdadeiras joias raras. A criança se sente amada e, ao contrário do que dizem, elas aprendem muito bem. Mas, é necessário que haja envolvimento e dedicação de toda família.
• Separe um espaço limpo e organizado para os estudos. Uma mesa e uma cadeira adequada ao tamanho da criança já são necessários. Uma dica é comprar lápis, borracha, estojo e caderno diferentes dos usados na escola japonesa. A criança entenderá que o momento será de aprendizado, porém, da Língua Portuguesa.
• Se houver irmãos menores ou maiores, converse com eles. Explique que o momento será para ensinar o outro filho. Se preferir, coloque todos em uma mesa e dê atividades de pintura ou leitura para os outros fazerem. Assim, toda a família poderá interagir.
• Recomendo 1 hora de aula. Se a criança se mostrar interessada, faça com ela um descanso de 5 minutos ou mais e depois retorne.
• Desligue celular, aparelho eletrônico, televisão e tudo o que pode tirar a atenção da criança. Lembre-se: o momento é para ensinar. Requer concentração de quem ensina e de quem aprende.
• Tenha paciência! Pode acontecer de a criança esquecer o conteúdo estudado na aula passada. Faça constantes revisões. Eles irão aprender!